Sr Everton Freygang  - EDUARDO BELTRAMINI

“Todas as ideias que chegam à Ouvidoria são analisadas”

Analisar e procurar atender a todos os pedidos da melhor maneira possível. Este é o papel da Ouvidoria da Subseção. Criada há cinco anos, o canal de comunicação busca aproximar a entidade aos anseios dos advogados. Aqui, o profissional pode oficializar qualquer pedido, fazer sugestão ou mesmo reclamar de algum serviço ou atendimento. Quem responde pela Ouvidoria é o advogado Everton Freygang. Graduado pela FURB em 1992, ele atua nas áreas de Direito Empresarial e Familiar. Freygang assumiu o cargo de ouvidor da Subseção em janeiro de 2013. Acompanhe a entrevista e entenda um pouco mais da atuação da Ouvidoria.

Como é feito o trabalho da Ouvidoria da OAB? Qual sua função?
A função da Ouvidoria da OAB Blumenau é semelhante das ouvidorias de todas as instituições, entidades, empresas e serviços públicos. Uma das missões mais importante é de constituir um canal ágil de participação para advogados, estagiários, estudantes de direito, bem como a população em geral, em defesa dos seus direitos e interesses nos assuntos pertinentes à Subseção de Blumenau via site da nossa Instituição. Nosso principal objetivo é facilitar o acesso com rapidez e agilidade para tomar as providências cabíveis.

Desde quando a Ouvidoria funciona na OAB?
Por decisão do Conselho da Subseção, a Ouvidoria foi criada em 2010, seguindo exemplo do que já existia em âmbito estadual e federal. O objetivo maior com a implantação desta ferramenta de comunicação foi ampliar a participação de advogados, estagiários e estudantes de direitos, bem como de qualquer interessado da sociedade civil.

Que tipo de informação chega à Ouvidoria?
A Ouvidoria recebe diversas manifestações, seja de caráter crítico, elogios ou mesmo assuntos gerais. E, sempre, todas as ideias são analisadas com a devida atenção e respeito para que possamos atender as mudanças e aperfeiçoar a nossa entidade se assim o caso requer.

Qual o procedimento adotado quando o cidadão, advogado ou estagiário pretendem reclamar ou sugerir alguma melhoria? As reclamações são anônimas ou é necessária identificação? Quais os meios de reclamação (telefone, e-mail...)
A Subseção Blumenau criou, em seu site, uma ferramenta eficiente para a comunicação com a Ouvidoria. Ali, qualquer pessoa pode fazer a reclamação ou mesmo a sugestão que desejar. É preciso preencher um cadastro, com nome e telefone, o assunto e a mensagem. Sua identificação é necessária para eventuais retornos, mas seu nome será mantido em sigilo. Mas também há outras formas, com correspondência ou mesmo o telefone da entidade (47) 3323 3310. Saliento que todos os pedidos são encaminhados aos respectivos órgãos da Subseção.
Este link é o canal principal de contato com a Ouvidoria.

Quais são as principais demandas e os encaminhamentos que estão sendo feitos pela Ouvidoria?
As demandas versam sobre as mais diversas especialidades, seja a respeito de atendimento nas salas e unidades judiciárias, ou ainda, na defesa de prerrogativas profissionais, estacionamento nos foros e segurança pública. Hoje o canal da Ouvidoria é utilizado para aferir a qualidade dos serviços prestados aos advogados e também à sociedade. As sugestões naturalmente são em menor monta. A descentralização das atividades da Subseção favorece o trâmite interno até sua conclusão quando da resposta aos interessados, visto que esta atuação é conjunta com mais de vinte comissões e diversos órgãos que a OAB tem representante na espera municipal. O menu da Ouvidoria no site da Subseção atende mais de 90% das manifestações, sendo estas geradas quase integralmente pela classe. O mais importante é dar o encaminhamento célere aos pleitos e reclamos.

Quais as principais vantagens deste canal de comunicação frente às práticas modernas de transparência?
A visão da Ouvidoria é ter o reconhecimento da eficiência e o respeito para com os anseios dos advogados e a sociedade em geral. Também destacamos a importância no suporte dos nossos conselheiros, valorizando a transparência e a responsabilidade. Pois é na reunião do conselho, que ocorre uma vez ao mês, que são relatadas as críticas, elogios e indagações em geral. Resta dizer que a Ouvidoria cumpre um papel importantíssimo de acessibilidade, transparência, ética e responsabilidade para as explicações necessárias aos assuntos pertinentes a Instituição.
Foto: Eduardo Beltramini