Notícias

Valores morais e unificação da Pátria

A cada dia experimentamos mudanças mais rápidas e profundas, em todo o globo terrestre.

Já não existem mais garantias ou certezas absolutas.

Somos constantemente desafiados a manter mentes abertas, contínua renovação, atitude e disposição para encarar este novo mundo que se desvela bem diante de nossos olhos.

Além disto, precisamos nos conscientizar de que vivemos num ambiente plural em que a tolerância é a palavra mestra. Independente das diferenças de posições, opiniões ou pensamentos, o respeito deve regular as relações humanas.

Mas, antes de tudo isso, penso que estão os valores morais e éticos que norteiam, ou pelo menos deveriam nortear, uma sociedade.

Nenhuma nação pode prosperar sem o respeito à ordem pública, aos bons costumes e a família – admita aqui toda e qualquer nova forma de família –. Enfim, observância às regras de convivência social.

Inadmissível conceber alunos que desafiam professores em sala de aula. Policiais que se sentem acuados ou impedidos de exercer plenamente suas funções, em razão de excesso de garantias aos delinquentes. Há muitos outros maus exemplos que poderiam ser citados.

O que vemos hoje nas ruas deste nosso País, convenhamos, não passa subversão. Melhor, inversão de valores!

Cabe falar agora de nossos governantes. Honestidade, espírito e mister público, honradez, respeito ao erário, combate a corrupção, tudo isto é de suma importância.

Porém, antes de mais nada, nos tempos atuais, a meu ver, o discurso político deve mudar. Não há mais espaço para agendas polarizadas. Nem para falas do tipo “nós contra eles”, ou “ricos e pobres”, “capital contra força de trabalho”. Ou pensamos um Brasil, e seu povo, integrado, unificado, ou não lograremos êxito em desenvolver uma nação saudável e forte. Preciso é pacificar os ânimos.

Talvez esse seja um dos maiores desafios do Brasil, nos próximos anos. Muito além do controle da inflação, da geração de emprego e renda para todos, do combate constante à corrupção, nossa missão será encontrar e eleger líderes dispostos a unificar o País. Unificar os brasileiros que, apesar de formarem uma sociedade múltipla, ainda assim, não tenho dúvidas, aspiram questões mais profundas e comuns, dentre elas, trabalho, justiça, tranquilidade e felicidade.

Para finalizar, sociedade pacificada, com segurança e estabilidade jurídica, neste novo mundo veloz e mutante como o de hoje, é meio caminho para atrair novos investimentos, crescimento e trabalho digno para pessoas.

Um ciclo virtuoso!

André Jenichen
Advogado OAB/SC 14047

Artigo publicado no JSC - 23/04/18

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.