SEMCATARINENSE2

Um evento com moldes únicos, palestrantes cirurgicamente escolhidos e um público sedento de informação marcaram a 1ª edição do Seminário Catarinense de Direito Cooperativo, na sede da OAB Blumenau. Veja fotos aqui
O presidente da Subseção, Romualdo Paulo Marchinhacki, destacou:“esta cidade registrou primeiros contatos com cooperativismo em meados de 1859, nove anos após a fundação da cidade. Esta herança cultural, aliada às vantagens do sistema, foram ganhando força e reconhecimento o que torna um importante e valoroso nicho para a Advocacia”.
Personalidades participaram do congresso que teve como coordenador científico, o Dr. Leonardo Rafael de Souza este que também é presidente a Comissão Estadual de Direito Cooperativo da OAB/SC, tais como: Prof. Dr. Carlos Vargas Vasserot; Prof. Dr. Eduardo Lamy, Dr. Sérgio Cipriano dos Santos e Prof. PhD Dr. José Eduardo de Miranda.
A palestra de abertura destacou a realidade e as perspectivas das sociedades cooperativas europeias, tendo como mediador o advogado Ademir Cristofolini, coordenador da comissão de Direito Empresarial da Subseção.
Compliance em cooperativas e o processo administrativo sancionador do Bacen, no que tange a Lei nº 13506/2017 e seus impactos sobre as cooperativas de créditos e seus dirigentes também tiveram destaque na programação.
O encerramento do seminário tratou sobre as cooperativas de trabalho de advogados: propriedades e inconstâncias do Direito das Sociedades Cooperativas no limiar do Século XXI.
A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc/Sescoop) foi uma das idealizadoras do evento que também contou com o apoio do Sistema Ailos e da Cooperativas Sicoob Crediunião e Sicoob Advocacia.
O balanço do seminário foi positivo visto que alcançou o objetivo de discutir temas atuais do Direito que compõem o plexo normativo das sociedades cooperativas brasileiras, tudo como forma de capacitar o advogado catarinense, além de debater como o cooperativo pode auxiliar no futuro do exercício da advocacia.
Registra-se ainda, a presença do tesoureiro da OAB/SC Rafael de Assis Horn, do diretor jurídico da Organização das Cooperativas de SC – Ocesc Gilson Flores, do presidente da associação internacional de Direito Cooperativo no Brasil José Eduardo de Miranda, o presidente da Comissão Estadual de Direito Empresarial da OAB/SC Pedro Cascaes e do diretor financeiro da Sicoob Advocacia Marco Antônio Mendes Sbissa, dentre outras autoridades.

WhatsApp Image 2018 08 27 at 09.47.01

WhatsApp Image 2018 08 27 at 16.12.41 1