Notícias

article2

O presidente da OAB Blumenau, Romualdo Paulo Marchinhacki, acompanhado por dirigentes e advogados, participou da reinauguração Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), no último dia 17.

A solenidade aconteceu no átrio do Fórum Universitário, reunindo diversas autoridades, eentre elas a desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli, coordenadora estadual do Sistema de Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a juíza diretora do Foro da Justiça Estadual, Quitéria Tamanini Vieira Péres e o juiz diretor do Fórum Universitário de Blumenau, Jaber Farah Filho.

A principal mudança anunciada é que atualmente, além da atuação na esfera extraprocessual, o novo espaço passa a incluir as demandas judicializadas.

O presidente da Subseção Romualdo Paulo Marchinhacki aprovou a iniciativa que busca uma justiça mais célere e maior satisfação às partes e advogados.

As coordenadoras da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/SC Blumenau Patrícia Ribas Athanázio Hruschka e Andréia Nóbrega, parabenizaram os esforços, todavia, ressaltaram que o advogado é peça imprescindível para a realização da justiça, devendo acompanhar as partes para melhor resolução dos conflitos.

Nos últimos dias, a coordenadora da comissão Andreia Nóbrega concedeu entrevista sobre o tema e está disponível neste link

Recentemente a entidade promoveu café de ideias, esmiuçando detalhes acerca do funcionamento deste Centro. Confira detalhes e orientações aqui.

Saiba mais:
O Coordenador do Cejusc local será o Dr. Clayton Cesar Wandscheer. Já a supervisão imediata das sessões de conciliação/mediação será realizada pelo Conciliador Dorval Henrique Ferrari. A equipe de conciliadores já está montada, contando com 09 (nove) conciliadores e 09 co-conciliadores.

Desde a reinauguração, todos os processos das Varas Cíveis em que for designada audiência de conciliação (art. 334 do CPC) serão direcionados ao CEJUSC. Ato seguinte haverá o agendamento de sessão de mediação/conciliação que será realizada naquelas novas instalações (situadas no térreo do Fórum Universitário) pelos conciliadores respectivos. Após a realização da sessão de conciliação,quer tenha sido celebrado acordo, quer não, o processo será devolvido à origem para homologação ou deliberação quanto ao impulso.
Confira a Lei nº 13140/2015 aqui; informações aqui e fluxograma/vantagens aqui.

Foto: Pamyle Brugnago/Assessoria de Imprensa do TJ

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.