Notícias

thumb 201902181745180

OAB/SC e a CAASC, por meio da OAB Cidadã, uniram, nesta segunda-feira (18), uma força-tarefa para auxiliar aos mais de 160 desalojados, vítimas das chuvas intensas em todo o Estado. Ao todo, cerca de 20 municípios de Santa Catarina registraram ocorrências e sete prefeituras decretaram situação de emergência. A iniciativa visa arrecadar doações de alimentos não perecíveis, roupas, materiais de higiene e limpeza, além de móveis que serão distribuídos às famílias e entidades atingidas. Os produtos devem ser entregues nas sedes das 49 Subseções ou na Seccional Catarinense.

“Estamos muito comovidos com as dezenas de pessoas que estão desamparadas e desabrigadas em todo Estado. Nosso papel agora é cumprir com dever social auxiliando da maneira que nos for possível e, assim, estimular nossos colegas, advogados e advogadas de todo o Estado a formar uma grande corrente de solidariedade com todos os atingidos pelas chuvas”, expôs a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio.

Dentre os locais mais atingidos pelos altos índices de acumulado de chuvas e com situação de emergência decretada, estão as cidades de São João de Itaperiú com 276 mm, Barra Velha com 260 mm, Balneário Piçarras com 248 mm e Penha com 244 mm, no Vale do Itajaí. Atenta a situação, a subseção e os delegados das CAASC de Piçarras auxiliam os órgãos de Defesa no levantamento de danos.

“Estamos desde o final de semana em contato com os órgãos de defesa a fim de constatar quais as necessidades de cada município compreendido pela região. Entre os casos mais dramáticos, identificamos uma organização não governamental, que abriga idosos abandonados, que perdeu tudo após ser completamente invadido pelas águas” narrou o delegado da CAASC, João Luis Radichewski.

Na região, as aulas da rede pública foram suspensas e algumas escolas estão sendo usadas como abrigos para receber as famílias desalojadas. Ainda não se sabe o número exato de atingidos. As aulas também estão suspensas em municípios das regiões Norte, Sul e Grande Florianópolis.

Conforme dados da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, desde sexta-feira (15), também foram atendidas ocorrências em São Francisco do Sul, Guaramirim, Garuva, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Joinville, Balneário Camboriú, Navegantes, Araquari, Porto Belo, Florianópolis, São José, Palhoça e Águas Mornas. O acumulado de chuva mais alto foi de 312 mm registrado em Araquari.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.