FAROL DE CONFIANÇA E DE CREDIBILIDADE

Na semana passada o Conselho Federal da OAB e o Instituto Datafolha divulgaram uma pesquisa que aponta as Forças Armadas, a Polícia Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil como as três instituições com maior índice de confiança da sociedade brasileira. Este resultado, mais do que comemoração pelos advogados, merece dois dedos de reflexão sobre suas razões.

Uma delas é a inegável falência e o consequente descrédito experimentado por instituições seculares que ainda sustentam nossa sociedade.

Outra razão seria tanto a complexidade cada vez maior das relações jurídicas as quais todos somos expostos diariamente, quanto nossa sujeição a um Estado desequilibrado (leia-se: com poderes arrecadatório e fiscalizatório cada vez mais eficientes e, paradoxalmente, com manifesta ineficácia na aplicação dos recursos públicos), o que tem exigido cada vez mais a intervenção de advogados para a preservação e a manutenção dos interesses dos cidadãos.

Mas além de aspectos corporativos, é principalmente a participação nunca omissa da Ordem dos Advogados do Brasil no debate sobre temas relevantes que a sociedade brasileira finalmente está disposta a enfrentar – questões como reformas política e tributária, ficha limpa, condições dos presídios, melhorias na prestação da tutela jurisdicional, etc. – que pode ser apontado como um dos motivos que fundam esta merecida confiança.

E se grandes conquistas trazem grandes responsabilidades, deve a OAB manter-se rija como um baluarte do Direito, um farol de confiança e credibilidade pelo qual pode a sociedade se nortear”

Fernando Henrique Becker Silva – Advogado e conselheiro da Subseção

Fonte: Jornal de Santa Catarina Edição publicada em 29/07/2014