WhatsApp Image 2018 08 03 at 12.24.46

Os gerentes do Presídio Regional e da Penitenciária Industrial de Blumenau, Dilmar Orlando e Cleverson Henrique Drechsler, respectivamente, estiveram na Subseção, onde receberam um certificado de reconhecimento pela parceria firmada nas unidades prisionais, eles que não medem esforços para o estreitamento das relações institucionais.
A iniciativa teve o aval das comissões de Segurança Pública e dos Direitos Humanos da Subseção, coordenadas pelos advogados Rodrigo Fernando Novelli e Marilu da Rocha Ribas, esta que também é presidente do Conselho da Comunidade.
Algumas dificuldades foram debatidas na ocasião, especialmente sobre os entraves burocráticos, como a ausência de personalidade jurídica. “Sem a criação legal da Penitenciária de Blumenau, com CNPJ constituído, não é possível alocar recursos do fundo penitenciário diretamente em Blumenau, o que cria entrave aos investimentos que poderiam estar sendo feitos ao sistema prisional local. Inaceitável tal situação”, assevera Marchinhacki. O Fundo Penitenciário é composto por parte do dinheiro repassado pelas empresas que ofertam empregos dentro da penitenciária, verba que é revertida em melhorias na estrutura local. Atualmente, a penitenciária de Blumenau usa o fundo de Joinville, o que atrasa a chegada de recursos.
O momento teve ponto alto com o anúncio do investimento de R$ 54 milhões para construção do novo presídio que será alocado junto à Penitenciária Industrial, ou seja, mais um passo para o tão esperado Complexo Penitenciário, o que representará 720 novas vagas, além da criação de diversos postos de trabalho dentro da unidade prisional. O projeto foi protocolado na prefeitura na semana passada e aguarda aprovação para o início das obras.
Os gerentes foram bastante solícitos, esclareceram os questionamentos dos presentes e agradeceram à entidade quando do recebimento dos certificados de reconhecimento ao trabalho desenvolvido.