WP 001916

A coordenadora da Comissão de Direito Previdenciário da Subseção Vanêssa Maria Sens Reckelberg promoveu encontro na última segunda-feira (04). A reunião inaugural discutiu, dentre outros assuntos, as principais reclamações e sugestões dos advogados militantes na seara previdenciária.
O atendimento no INSS é um tema recorrente. No mês passado, foi suspenso o atendimento prioritário a advogados na autarquia. O Conselho Federal da OAB havia requerido no fim do último ano, em ação própria que o INSS se abstivesse de impedir que os advogados protocolizem mais de um benefício por atendimento, por tratar-se de violação da prerrogativa profissional. “O que se busca nesta fase não é discutir privilégios ou prerrogativas, mas sim melhores condições para os advogados trabalharem. Sabemos que este problema é nacional e que milhares de profissionais encontram as mesmas dificuldades e demora substancial no atendimento. Discutiremos em conjunto com a gerência local, o que pode ser feito, com parcimônia. Há avanços e melhorias perceptíveis e alguns serviços já estão sendo despachados no balcão de atendimento, sem necessidade de senha, otimizando e diminuindo a judicialização de questões afetas”, avalia a coordenadora Vanessa.
Uma boa notícia é o questionário de satisfação que o segurado já está preenchendo, logo após a perícia, na Justiça Federal.