IMG 20190228 WA0031

A criação de uma vara especializada nas demandas empresariais, na Comarca de Blumenau, foi um dos assuntos que trouxe o Desembargador do TJSC Jorge Beber à Subseção, no último dia 27. A iniciativa foi coordenada pela advogada Patrícia Kasburg, que pautou este assunto para abrir os trabalhos da Comissão de Direito Empresarial. Confira fotos aqui.

Vários profissionais prestigiaram o encontro, assim como o ex coordenador da referida comissão, advogado Ademir Cristofolini e diretores.

O desembargador ouviu os advogados e defendeu a especialização, mas lembrou das dificuldades do TJSC de implementar competências especializadas ou regionalizadas, sejam por entraves orçamentário e ainda logístico, além de elencar outras prioridades, tais como as relacionadas as áreas de Família e Infância.

Dentre as ponderações, o membro do TJSC salientou outras iniciativas que ainda merecem especiais adequações para garantir maior eficiência, a exemplo do que ocorre com a Vara de Direito Bancário.

Outros destaques nas falas do desembargador versaram sobre as atualizações trazidas pelo Novo Regimento Interno do TJSC, em vigor desde o último dia 1º de fevereiro e o “julgamento eletrônico” nas Câmaras do referido Tribunal. Vide aqui a íntegra deste documento.

E ainda, o convidado defendeu o envio de projeto robusto dirigido ao Tribunal para que seja avaliada, nas minúcias, o eventual interesse nesta vara especializada em Blumenau e desde já salienta que para prosperar, tal pleito dependerá de soluções inovadoras.

A coordenadora da comissão Patrícia Kasburg agradeceu o debate, defendendo a importância em aproximar o diálogo entre advogados e julgadores, tudo em busca de soluções a fim de melhorar o andamento da ações e trâmites processuais.

A presidente da Subseção Maria Teresinha Erbs ainda apresentou os últimos pleitos feitos pela entidade ao Tribunal com o propósito de ratificar tais reivindicações, deixando evidente a preocupação da entidade com o acesso à Justiça.

IMG 20190227 WA0069

IMG 20190228 WA0026