Cepread Audiência Pública 1

O conselheiro da Subseção Pedro Coneglian participou da audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores que debateu questões envolvendo à proteção animal, no último dia 12.

O vereador Bruno Cunha presidiu a audiência e nas falas iniciais destacou a importância em construir agenda para tornar mais eficaz a política pública de proteção aos animais, bem como de debater soluções conjuntas sobre o tema.

Alguns parlamentares de manifestaram na tribuna sobre a farmácia veterinária, falta de orçamento e esterilização animal, tais como Odemar Becker, Marcos da Rosa, Professor Gilson e Adriano Pereira.

Representantes da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, do Cepread, ONGs de proteção animal e protetores independentes estiveram presentes e também se manifestaram.

Dentre os erros e avanços, um dos destaques foi a fala da diretora do Cepread, Neusa Felizetti que anunciou que uma campanha de castração que está sendo finalizada em parceria com a FURB, bem como que foi publicado expediente do Conselho Municipal de Bem Estar Animal (Combea) dando as certificações às protetoras independentes. Tal medida facilitará a castração de animais sob tutela destes protetores, em mutirões públicos.

A importância de promover campanhas educativas e de adoção também constam na abordagem.

Foi anunciado ainda que no segundo semestre, o atendimento será realizado em parceria com a FURB. A meta desta diretoria é acabar com o abrigamento e alavancar as castrações, além de viabilizar parcerias com ONGs credenciadas para equilibrar os atendimentos e acolhimentos.

Pedro Coneglian defendeu a posição da entidade, destacando a importância em discutir o assunto e buscar ações eficazes com vistas no melhoramento de políticas públicas de proteção animal, balizado sempre na boa aplicação das leis. Ele assinala ainda a participação efetiva da advogada Melissa Wolff junto ao Conselho Municipal de Bem Estar Animal e que, através da sua firme atuação, garante a representatividade da OAB na defesa desta causa.

O extrato da audiência pública foi positivo e segundo o vereador Bruno Cunha, a meta é avançar com a ideia de um projeto de parcerias público-privadas junto ao Executivo.

Para conferir a íntegra da audiência, acesse aqui.

Fotos: Lucas Prudêncio

IMG 1645