Notícias

exposição laudas iniciais


A OAB Blumenau orgulhosamente convida os advogados e a comunidade para prestigiarem a exposição “Laudas iniciais” que estará entre os 6 e 21 de agosto, no segundo piso do Shopping Neumarkt.
Trata-se de um apanhado de informações que contam mesclam a história do Direito, da Advocacia e desta cidade.
Um saldo dos documentos que restaram do histórico incêndio ocorrido em 08 de novembro de 1958, no Arquivo Histórico de Blumenau, foi utilizado para encorpar este trabalho minucioso liderado pelo cônsul honorário da Áustria em Blumenau, Mauro Kirsten e a coordenadora da comissão da Cultura da Subseção, Andrea Reichow.
A primeira escritura firmada pelo nosso fundador, Hermann Otto Blumenau; a primeira peça inicial, contestação, litígios são alguns dos registros que fazem parte desta exposição. O primeiro homicídio de nossa cidade e o homicídio do Comandante do Vapor Blumenau, assim como o primeiro registro de suicídio também compõem o acervo que reúne ensaios documentais e jornalísticos do passado.
O Livro “Vivências e Narrativas de um blumenauense” do autor Karl Kleine teve papel importante na criação desta exposição, onde foi depreendido o primeiro registro de furto pelo primeiro agente de Justiça nomeado por Dr. Blumenau.
A iniciativa prosperou porque contou, além do afinco e dedicação dos idealizadores, com parceiros importantes: Fundação Cultural, Arquivo Histórico, Consulado da Alemanha e Neumarkt Shopping.
Orgulhosamente entregamos à comunidade blumenauense e aos operadores do direito, a gênese de nossa história jurídica, uma viagem fascinante”, revela Kirsten.
A exposição virá à sede da Subseção, após o dia 21 de agosto, completando a programação alusiva ao mês dos advogados, finaliza a presidente da Subseção, Maria Teresinha Erbs.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.