Notícias

img 71715312 000

Vice-presidência será ocupada por Teresa Regina Cotosky, que acumulará as funções de diretora da Escola Judicial e ouvidora. Corregedoria ficará a cargo de Amarildo Carlos de Lima

A desembargadora Maria de Lourdes Leiria foi eleita a nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) para o período compreendido de dezembro deste ano a dezembro de 2021. A eleição aconteceu na segunda (7), durante sessão administrativa do Tribunal Pleno, composto pelos 18 desembargadores da instituição – 17 estavam presentes.

Para vice-presidente foi escolhida a desembargadora Teresa Regina Cotosky, e como corregedor regional, o desembargador Amarildo Carlos de Lima. Todos os magistrados receberam a unanimidade dos votos.

Além de agradecer aos colegas desembargadores pelo apoio, em seu pronunciamento após a votação a presidente eleita falou sobre a expectativa de estar à frente do TRT-SC, um desafio por si só, segundo ela.

“As restrições orçamentárias potencializam esse desafio, mas também nos instigam a trabalhar com criatividade”, disse a desembargadora, referindo-se ao fato de que o orçamento do TRT-SC vai retornar ao patamar de 2016 (corrigido apenas pela inflação), um dos mais enxutos da história recente da Justiça do Trabalho, conforme prevê a Emenda Constitucional 95/2016.

Sobre sua administração, Lourdes Leiria disse que será pautada pela otimização de recursos e pela busca da celeridade e da efetividade da prestação jurisdicional. “Vamos dar continuidade aos projetos já em andamento que sejam do interesse da instituição e implantar o que for necessário. O período de transição, em razão disso, é fundamental para o contato com todas as áreas da administração e para estabelecer as diretrizes que serão adotadas após a posse”, adiantou.

A presidente eleita finalizou solicitando o apoio de todos. “Tenho certeza de que, em conjunto com os desembargadores vice-presidente e corregedor, com todos os que integram o Tribunal – servidores, magistrados de primeiro e segundo graus – e com o apoio da OAB e do Ministério Público, vamos conseguir vencer as dificuldades e atender da melhor forma possível aos jurisdicionados e a todos os operadores do Direito que atuam na Justiça do Trabalho catarinense”, afirmou.

Novos contornos

A futura vice-presidente, diretora da Escola Judicial (Ejud 12) e ouvidora do Tribunal agradeceu a confiança dos colegas, traduzida pela votação. “Sabemos dos desafios para o próximo biênio, das várias restrições a serem enfrentadas. Vamos passar por reestruturação, a Justiça do Trabalho terá novos contornos, e queremos contar com o apoio dos colegas para que possamos chegar até o final de maneira exitosa”, ressaltou Teresa Cotosky, referindo à nova resolução que será editada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em substituição à Resolução 63/2010 (lotação-padrão).

O próximo corregedor falou sobre o desafio de assumir o cargo, que, segundo ele, será atenuado pela qualidade dos magistrados que compõem o TRT-SC. “Alguém já me dizia que a partir de agora eu me torno persona non grata, mas espero que não”, brincou. “Temos um Tribunal muito bom, com um quadro de juízes excelentes. Problemas pontuais sempre vão existir, mas com certeza serão superados com o apoio de todos”, frisou Amarildo de Lima.

A posse dos novos dirigentes será no dia 6 de dezembro, às 18h. Eles vão suceder os desembargadores Mari Eleda, atual presidente, Roberto Basilone (vice) e José Ernesto Manzi (corregedor).

Veja os currículos dos eleitos:

Desembargadora Lourdes Leiria
Desembargadora Teresa Cotosky
Desembargador Amarildo de Lima

Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.