Notícias

WhatsApp Image 2021 02 24 at 10.42.30

A “não obrigatoriedade" é mantida até abril.

A prova de vida digital por biometria facial já é uma realidade no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir desta terça-feira (23.02). A solução foi implantada em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a Dataprev e o Serpro. O INSS manteve a não obrigatoriedade da prova de vida por mais 60 dias, até abril, voltando a ser obrigatória a partir de maio.

Nesta fase, que compõe o projeto piloto iniciado no ano passado, 5,3 milhões de beneficiários de todo o país poderão realizar o procedimento sem sair de casa.

A grande novidade é a possibilidade de realizar a prova de vida usando apenas um aplicativo, o meu gov.br, e não mais dois aplicativos, incluindo o Meu INSS, como era antes. Desta forma, há simplificação dos processos, para que os beneficiários tenham maior facilidade para realizar a fé de vida por biometria facial. O Meu INSS deve ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da prova de vida após realizar o procedimento.

Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Foram selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

Saiba mais no site do INSS, clicando aqui.

Assista o vídeo de apresentação, clicando aqui.

Com matéria do INSS

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.