Notícias

202109162053120

A inclusividade da advocacia tem sido uma das principais bandeiras da OAB/SC. O propósito de melhor atender as necessidades dos advogados e das advogadas catarinenses também foi contemplado na revitalização da sede da Seccional, que agora está de acordo com as regras de acessibilidade. A cerimônia de inauguração das melhorias na estrutura, realizada pelo presidente da OAB/SC, Rafael Horn, e pela presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio, ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira (16).

“Hoje celebramos a nossa marca: entregar resultados de um trabalho realizado ao longo de três anos. Não de três, em três anos. Mesmo durante uma pandemia, conseguimos ultrapassar as barreiras do que talvez tenha sido o maior desafio das nossas vidas para cumprir compromissos com a advocacia. Isso porque o que realmente importa para o Sistema OAB/SC é cumprir com os três pilares desta gestão, sendo a inclusividade um deles. A inauguração da revitalização da sede de acordo com as diretrizes de acessibilidade abre a casa para todos os colegas, resgatando esse sentimento de pertencimento”, ressaltou Horn.

O histórico projeto concretizado pela OAB/SC providenciou uma série de adequações na sede com a finalidade de proporcionar um ambiente ainda mais acessível, confortável e receptivo. Especialmente para os profissionais com deficiência ou idosos, através da disponibilização de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com mobilidade reduzida.

A presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio, destacou a importância das instituições demonstrarem preocupação com a inclusividade. “Sempre buscamos atender, acolher e ajudar a advocacia e suas famílias. Assim como sempre procuramos, enquanto Sistema OAB/SC, dar bons exemplos. Essas adequações realizadas na sede da Seccional confirmam o princípio de que devemos ser exemplos e olhar para o próximo sem qualquer distinção”, observou.

Também foram implantadas rampas de acesso que partem da guarita e das vagas no estacionamento até o saguão de entrada. Na parte interna do prédio, além de porta com sensor de abertura automática, foi instalada uma plataforma elevatória que facilita a passagem do átrio para o segundo piso. Além disso, a revitalização da sede oportunizou que os banheiros masculino e feminino fossem adequados às diretrizes de acessibilidade.

Pleito antigo

"Esse é um pleito antigo da nossa comissão, a qual eu tive o prazer e a honra de fundar em 2004. De lá para cá, após inúmeros pedidos, hoje efetivamente conseguimos colocar em prática esse sonho que foi sonhado por muitas pessoas. Eu só tenho a agradecer a atual diretoria que sempre foi muito parceira e trabalhou em conjunto para atender nossas necessidades. O protagonismo da OAB/SC nessa luta é fundamental. Essa obra certamente é um divisor de águas para nós, pessoas com deficiência”, afirmou o presidente da Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência da Seccional, Anselmo Alves.

A OAB/SC viabilizou ainda a construção do “Espaço Família”, que conta com trocador e ambiente destinado à amamentação, para que as mães advogadas sintam-se à vontade e utilizem quando precisarem.

O projeto de adequação da estrutura da sede da OAB/SC de acordo com as regras de acessibilidade também era um antigo pleito da Comissão do Direito da Pessoa Idosa da Seccional. “Enchemos a paciência de todo mundo para isso acontecer. Quando essa rampa foi construída eu achei maravilhosa, até que dois anos atrás eu precisei usar cadeira de rodas e pude perceber a necessidade de melhorar a nossa acessibilidade. Agradeço o compromisso cumprido pelo presidente Rafael Horn de viabilizar essas medidas e de colocar-se à disposição de quem precisa: pessoas com deficiência; idosas; enfim, toda a advocacia catarinense", declarou a presidente da Comissão, Marilene Francisca de Campos.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.