Notícias

6 19256 6143cc9bbd607

A OAB/SC materializou sua homenagem aos advogados e às advogadas catarinenses vítimas da Covid-19 nesta quinta-feira (16), com a inauguração do Jardim Memorial da Advocacia, localizado na sede da Seccional em Florianópolis. Familiares e amigos dos profissionais homenageados participaram da solenidade conduzida pelo presidente da OAB/SC, Rafael Horn, e pela presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio.

“O memorial demonstra a preocupação da Seccional com cada um dos seus advogados, demonstra que para a instituição eles não são números a serem perdidos nas estatísticas. É com muita responsabilidade que eu estou aqui tentando fazer com que este ato não seja mais um momento de dor pela lembrança da despedida, mas um ato reconfortante que eterniza a memória de cada um dos nossos”, declarou a advogada Ana Colzani, filha do advogado Valdir Francisco Colzani, a qual fez o plantio de uma muda de flor no jardim representando os demais familiares dos profissionais vítimas da Covid-19 que foram homenageados.

A iniciativa buscou eternizar no jardim da Seccional as trajetórias dos colegas que deixaram lembranças e saudades, como uma forma da OAB/SC homenagear os profissionais que perderam a vida em razão da pandemia. Na oportunidade, todos os familiares posicionaram placas com os nomes dos homenageados ao redor do monumento no canteiro do jardim, onde as mudas de flores brancas foram plantadas – simbolizando paz e perenidade.

“Esse memorial pode ser um ato simbólico e singelo, mas representa para a advocacia catarinense o nosso reconhecimento de que a vida de cada advogado e de cada advogada de Santa Catarina significa muito para todo o Sistema OAB/SC. Aprendemos e amadurecemos durante a pandemia da Covid-19, estamos cientes de que tudo passa e de que tudo vai passar. O legado dos colegas hoje homenageados, assim como a certeza de que cada vida importa, são eternos”, ressaltou o presidente da Seccional, Rafael Horn.

A presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio, também destacou a importância simbólica do Jardim Memorial da Advocacia. “Seremos a geração que passou pela Covid-19 e, quem sabe um dia, entenderemos o porquê de tudo isso. O que me conforta é saber que, ao longo dos últimos anos, conseguimos atender, acolher e ajudar aqueles que nos procuraram através dos diversos suportes oferecidos pelo Sistema OAB/SC”.

Memorial virtual

Em abril de 2021, a Seccional lançou o projeto do Memorial da Advocacia de Santa Catarina para homenagear os advogados e as advogadas catarinenses que perderam a vida em razão da pandemia da Covid-19. Criado quando as condições sanitárias mais graves ainda não permitiam a realização do monumento em um espaço físico, esse mural virtual permanece ativo em oabsc.com/memorial-advocacia.

Na época, foi solicitado pela OAB/SC que as famílias interessadas em participar do projeto enviassem o nome completo dos profissionais a serem homenageados, junto da data de nascimento e de falecimento, assim como do número de inscrição na OAB de Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.