WhatsApp Image 2021 10 15 at 13.29.541

A advogada e conselheira titular do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMPED Claudia Roczanski Pinheiro, representando a Subseção, publicou artigo intitulado “Outubro Rosa e a Acessibilidade” e a íntegra encontra-se abaixo:
“Outubro rosa foi criado para dar visibilidade a uma campanha internacional para a conscientização do câncer de mama.
O diagnóstico precoce possibilita que as chances de cura sejam muito maiores, por isso imprescindível que as mulheres conheçam o próprio corpo e façam o acompanhamento médico com regularidade.
O sistema único de saúde (SUS) foi uma conquista para os brasileiros, e é modelo para outros países, porém, são muitos os desafios para que as mulheres consigam um atendimento de qualidade e para mulheres com deficiência, o desafio é ainda maior.
Muito tem sido feito, mas ainda há muito o que melhorar.
A acessibilidade em clínicas, postos de saúde e hospitais, muitas mulheres já deixaram de fazer exames, pois o local ou equipamentos não eram acessíveis.
Mesmo a Lei Brasileira garantindo o acesso à saúde para todas as pessoas com deficiência, (Art. 18. É assegurada atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário), há muito o que fazer.
Os médicos e tantos outros profissionais da saúde, que muito provavelmente não tiveram a oportunidade de conviver com pessoas com deficiência e no momento do atendimento não sabem como fazer, e ainda os locais que não são acessíveis, portas de consultórios estreitas, falta de interprete de Libras, falta de equipamentos adequados.
O assunto inclusão está na moda e queremos que ele continue para que as pessoas com deficiência possam ser incluídas com dignidade na sociedade e que possam desfrutar com acessibilidade dos mesmos recursos que as pessoas sem deficiência. E que mais pessoas continuem falando sobre o assunto, quanto mais as pessoas têm acesso a informação, com mais facilidade vamos quebrando as barreiras.
Conheça a página do FACEBOOK do COMPED, ali você acompanha atualizações sobre o tema, as atividades e muita informação de qualidade: https://www.facebook.com/compedblumenau”