Notícias

20220726 comenda site

O advogado, escritor e professor José Enéas Cezar Athanázio recebeu nesta semana a Comenda do Mérito Cultural Rose Gaertner. A cerimônia ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Cultura durante as comemorações do Dia da Imigração Alemã no Brasil.

A honraria é concedida pelo município a artistas e personalidades que contribuem com a promoção cultural ou defesa do patrimônio artístico da cidade. Foi criada a partir do decreto 11.416/2017.

Enéas Athanázio foi indicado pela diretora do Patrimônio Histórico-Museológico, Sueli Petry. O advogado foi o primeiro conselheiro e o primeiro presidente do Conselho Municipal de Cultura. Publicou 59 livros e há 44 anos contribui com a publicação Blumenau em Cadernos.

Como promotor público em Blumenau atuou na luta pela manutenção da Ponte de Ferro da cidade. Com o fim da ferrovia, na década de 1970, a detentora da Estrada de Ferro de Santa Catarina queria transformar a estrutura em sucata. Depois de anos a ponte passou a ser responsabilidade do município e a partir de 1991 começou a ser usada para a travessia de veículos, ciclistas e pedestres.

Além de promotor, Enéas foi secretário adjunto de Justiça de Santa Catarina e exerceu interinamente as pastas da Justiça e da Segurança Pública. Foi vice-presidente da OAB Blumenau e também lecionou por vários anos na Funploc, hoje Universidade do Contestado, e na Universidade Regional de Blumenau (Furb). Hoje vive em Balneário Camboriú.

Participaram da cerimônia o presidente da OAB Blumenau, Rodrigo Eduardo Soethe, a vice-presidente, Patrícia Ribas Athanázio Hruschka, e o advogado Cristian Hruschka. A vice-presidente é filha do homenageado.

20220726 comenda

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.