20220825 livro miguel site

Os advogados e professores Aurélio Miguel Bowens da Silva e Luiz Eduardo Gunther lançam, em Blumenau, o livro “ESG Tecnologia e Trabalho”. A obra será apresentada durante um Happy Hour que acontecerá no dia 30 de agosto, às 18h, na OAB Blumenau. O tema central do livro é Environmental, Social and Governance - Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) e apresenta 14 artigos.

A introdução é do CEO da Rudolph Usinados de Timbó, Alex Marson, e os outros textos são de professores de Direito de Santa Catarina. Entre os docentes estão: Felipe Oswaldo Guerreiro Moreira (FURB), Marco Antônio César Villatore (UFSC), Natalie Bianca Marchi Avancini (Uniasselvi), Ricardo Murilo da Silva (FURB) e Vívian De Gann dos Santos (Univali).

Segundo Aurélio Miguel Bowens da Silva, um dos organizadores do livro, a obra é destinada para empresas que seguem os princípios do ESG, para alunos de Direito e profissionais que querem estar a par do assunto com foco no Direito do Trabalho. “O ESG, (Environmental, Social and Governance), é um assunto novo que surgiu na área de administração, mas que o direito começa a entender e a proposta do livro é relacionar o meio ambiente, o social e a governança, que são princípios que as empresas devem seguir, com o direito do trabalho e a tecnologia”, explica.

O livro também é uma homenagem ao advogado, pesquisador e escritor Cesar Luiz Pasold (em memória) que faleceu em abril deste ano. Por isso, o prefácio da obra foi escrito pela filha dele, a juíza do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, Andrea Limongi Pasold.

Cesar Luiz Pasold foi autor de 11 obras e co-autor de 33 livros. “O Cesar Luiz Pasold foi um grande professor de Santa Catarina, ele ministrou aulas na pós-graduação da UFSC, da Univali, e publicou livros que marcaram os operadores do Direito. Como ele faleceu recentemente, surgiu então a obrigação de fazer uma justa homenagem a esse profissional que é exemplo para a advocacia e para a Academia de Direito”, enfatiza Aurélio Miguel.

Esta é a quarta publicação em que o advogado e professor Aurélio Miguel Bowens da Silva participa como co-autor e a primeira que atua como coordenador. “Eu sempre procuro trabalhar nesse modelo de artigos com vários autores para ter vários enfoques sobre o mesmo assunto, pois o livro fica mais rico e se torna uma leitura interessante e divertida”, conclui.

Sobre os coordenadores da obra

Aurélio Miguel Bowens da Silva é mestrando em Direito Empresarial e Cidadania no Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Cursou Especialização - MBA em Direito da Economia e da Empresa na FGV/Rio. Professor de Direito em Graduação e Pós-Graduação desde 2006. No período de 2013 a 2015 foi Assessor Jurídico do Município de Blumenau - SC. Nos anos de 2016 a 2018 esteve Conselheiro Estadual da OAB/SC. Desde 2003 é advogado autônomo e desde 2007 é sócio do escritório Aurélio Miguel & Novais Advogados Associados.

Luiz Eduardo Gunther é pós-doutor em Direito pela PUC-PR (2015) e desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2003). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000). Graduado em Direito e em História pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Integrante dos Conselhos Editoriais da Editora Juruá, do Instituto Memória e da Editora Clássica.

HAPPY HOUR DE LANÇAMENTO DO LIVRO
“ESG TECNOLOGIA TRABALHO”