Notícias

20220913 GOLPE SITE

Profissionais relatam que estelionatários criam perfil no WhatsApp com o nome de advogado ou do escritório de advocacia usando a foto do profissional ou logotipo do escritório e encaminham mensagens às partes, dando informações processuais.

O fraudador informa que o cliente tem crédito a receber e solicita dados bancários, com urgência, para que este receba de forma breve o valor pleiteado na ação em tela. Em alguns casos alega que dito importe seria retroativo.

Essa liberação, no entanto, estaria vinculada ao recolhimento prévio de “custas judiciais”, em conta bancária indicada pelo golpista. Em outros casos, citam que o Banco Central lançou o valor, porém foi recusado pela Receita Federal, mas enviam guia para pagamento calculado sob o percentual a receber.

As nuances são alteradas, ora citando o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), ora o Poder Judiciário (TJSC) ou até mesmo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outros. Tudo para tornar o contato mais legítimo.

Abaixo, o modus operandi:

1° São obtidos dados do advogado em pesquisas via Google ou Cadastro Nacional de Advogados;

2° Nos sites dos órgãos do Poder Judiciário são feitas buscas com os dados dos advogados, quando o sistema da justiça gera um relatório de todos os processos (com nome das partes, data do processo, n° do processo e Juiz da causa);

3° Com esse relatório, entram em contato com as pessoas pelo WhatsApp (na imagem colocam a logo do escritório ou foto do advogado), e dizem que o processo foi ganho (usualmente informam valores perto dos R$ 80 mil) e falam que para liberar o seu recebimento devem ser quitadas as taxas da justiça (normalmente de R$ 3 mil).

4° Nesse momento falam que a pessoa pode falar diretamente com seu advogado que está no tribunal, e enviam o contato falso do advogado pelo WhatsApp;

5° Se a pessoa tenta ligar, o fraudador não atende e diz que não pode atender pois está no tribunal, mas confirma que tem que pagar o valor para liberar o processo que foi ganho;

6° Após ser feito o pagamento, os fraudadores bloqueiam o cliente.

Atenção: Importante é alertar os clientes sobre a forma de contato e comunicação com o advogado ou o respectivo escritório de advocacia para evitar que situações desta natureza se repitam, causando prejuízo às partes e refletindo diretamente na atuação profissional da classe. Em caso de dúvidas, sugerimos sempre orientar o cliente a se dirigir pessoalmente ao escritório do advogado ou fazer contato com o telefone habitual. Novos números de telefone, mesmo com DDD 47, estão sendo usados nesta fraude.

Quando ocorrer fatos desta natureza, é aconselhável registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, dando igualmente ciência à OAB.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.