20220929 100626

O auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes ficou completamente lotado na manhã de quinta-feira durante a cerimônia de abertura do Congresso Catarinense de Direito das Famílias e Sucessões. Cerca de 700 advogados, estudantes e profissionais de outras áreas se inscreveram para participar do evento.

O tema do congresso é Vulnerabilidades, Inclusão e Proteção. Até esta sexta-feira, 17 palestras vão abordar temas como violência patrimonial contra a mulher, abandono afetivo, famílias homoafetivas e autonomia de idosos. O evento foi organizado pela OAB/SC e OAB Blumenau.

Os cinco diretores da subseção Blumenau e alguns coordenadores e integrantes de comissões participaram da cerimônia de abertura. O presidente Rodrigo Eduardo Soethe e a coordenadora da Comissão de Direito da Família, Criança, Adolescente e Sucessões, Nircéia Regina Lopes, receberam a presidente da OAB/SC, Cláudia da Silva Prudêncio, o vice-presidente da OAB Nacional e do Conselho Federal da OAB, Rafael de Assis Horn, o prefeito Mário Hildebrandt e demais autoridades.

Discursos

O presidente Rodrigo Soethe destacou em seu discurso a necessidade de espalhar conhecimento aos advogados catarinenses por meio de eventos como o Congresso de Direito das Famílias aqui realizado. Conhecimento essencial no desenvolvimento dos profissionais e no desempenho do papel da OAB como guardiã da sociedade civil.

A presidente Cláudia Prudêncio destacou a alegria de ter a casa cheia no evento que teve a participação de diversas comissões na organização. Ela também deu destaque a outros eventos que já foram organizados neste ano pela seccional catarinense e a demandas dos advogados da cidade que contam com o apoio da OAB/SC.

O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, também destacou o sucesso do evento que tem Blumenau como sede. Ex-presidente da OAB/SC, Horn aproveitou a oportunidade para ressaltar algumas conquistas do conselho durante o ano.

O prefeito Mário Hildebrandt mencionou o importante papel que vem sendo desenvolvido pela OAB Blumenau no desenvolvimento de políticas públicas e de outros temas relacionados ao desenvolvimento da cidade. Aproveitou a oportunidade para convidar todos os presentes para que participem da Oktoberfest, que começa no próximo dia 5.

Livro

Além dos citados anteriormente fizeram uso da palavra durante a abertura o coordenador geral das Comissões da OAB/SC, Pedro Cascaes Neto, o presidente da Caixa de Assistência aos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Juliano Mandelli, e a diretora geral da Escola Superior de Advocacia (ESA-OAB/SC), Fernanda Sell.

Na ocasião também foi lançado o livro Violência nas Famílias e Sucessões. Entre os autores da obra está o professor Mário Luiz Delgado, que foi homenageado no evento e fez parte do primeiro painel do congresso sobre a violência patrimonial contra a mulher nos litígios da família.

Oktoberfest

Além de todo o conhecimento que será compartilhado nesses dois dias, os participantes do congresso tiveram um momento de descontração. Na noite desta quinta-feira eles participaram de uma Mini Oktoberfest, com a presença da rainha e das princesas da festa. A animação tomou conta do Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes.

Confira mais fotos do evento neste link

20220929 092744

20220929 093012 002