Notícias

20230217 golpe site

É cada vez maior o número de relatos de golpes que estão sendo aplicados por estelionatários contra clientes e escritórios de advocacia. Os golpistas entram em contato com os clientes, por meio de aplicativos como o WhatsApp e o Telegram, e se passam por advogados. Eles pedem o pagamento de supostos serviços prestados, solicitando dados para liberar valores de precatórios que estariam disponíveis mediante a quitação de taxas, entre outros.

Com o surgimento desses golpes, a diretoria da OAB Blumenau tem reforçado, junto à Polícia Civil, a necessidade da criação de uma delegacia de crimes digitais. A boa notícia vem da capital.

O novo delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, se comprometeu na criação de um setor especializado para que haja investigações de combate a grupos organizados que estão praticando esses golpes de internet no estado. O compromisso foi assumido em reunião com a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, em Florianópolis.

Prevenção

As mensagens falsas encaminhadas pelos golpistas contêm informações dos processos colhidas junto ao TJSC. A OAB Blumenau orienta que tanto os profissionais quanto os clientes tenham cautela com as informações disponibilizadas. Em caso de mensagens suspeitas, recomenda ainda que clientes e advogados procurem fazer contato direto via chamada telefônica, videoconferência ou mesmo pessoalmente.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.