Quase 150 mil advogados brasileiros já possuem certificação digital. Somente no ano passado, foram 64.338 certificados emitidos, totalizando 147.611, o que representa 19,7% de todos os profissionais inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os números foram repassados ao presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, pelo presidente da Comissão Especial de Informática e Estatística da entidade, o conselheiro federal pelo Maranhão José Guilherme Zagallo.

O mês de dezembro de 2012 bateu o recorde de emissões de certificados pela OAB, quando mais 8.209 advogados passaram a ter certificação digital, sendo 3.031 apenas no estado de São Paulo. O Paraná segue como o estado com maior percentual de profissionais certificados, onde 71,5% dos advogados possuem a certificação.

Em comparação com o ano anterior, em 2012 foi registrado um crescimento de 38,8% no número de certificados emitidos pela OAB. No ano passado, 64.338 certificados foram emitidos, contra 46.358 em 2011. No acumulado da gestão de Ophir à frente do Conselho Federal (2010/2012), foram registradas 135.512 novas certificações digitais. O objetivo da OAB é certificar, nos próximos anos, cerca de 250 mil advogados. Com a certificação, os profissionais estarão aptos a peticionar de forma online e operar plenamente com o Processo Judicial Eletrônico (PJE).

Fonte: Conselho Federal da OAB Site: http://www.oab.org.br/noticia/25020/mais-de-19-dos-advogados-brasileiros-ja-possuem-certificacao-digital Acessado em 10/01/13