O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, exigiu que a Copa do Mundo a ser realizada no Brasil deixe um legado positivo para toda a sociedade brasileira. A exigência foi feita nesta quinta-feira (18), durante o II Seminário do Fórum Nacional de Articulação das Ações do Ministério Público na Copa do Mundo. O evento, promovido pelo Conselho Nacional do MP, em Brasília, reúne promotores, procuradores e representantes do Judiciário e do Executivo que atuam nas cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 e da Copa das Confederações FIFA 2013, para discutir o andamento da organização das competições.

Para o presidente da OAB, a promoção da Copa no País é uma conquista e sua realização bem coordenada demonstrará ao mundo que o Brasil, de fato, é capaz de sediar um evento dessa magnitude. Marcus Vinicius também destacou que a Copa do Mundo é o momento ideal para incentivar a prática de esportes, que, segundo ele, prestigia o crescimento pela capacidade, pela superação e pela competitividade saudável, além de evitar que os jovens brasileiros trilhem um caminho para a marginalidade. “Temos que fazer dessa paixão do brasileiro que é o futebol um verdadeiro remédio para o combate à violência e para o estímulo ao desenvolvimento. Por isso, precisamos garantir que a Copa deixe uma herança benéfica ao nosso país.”

Participaram ainda do II Seminário do Fórum Nacional de Articulação das Ações do Ministério Público na Copa do Mundo a vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat; o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes; o conselheiro do CNMP Fabiano Silveira, que coordena o Fórum; e os presidentes do Comitê Organizador Local da Copa, José Maria Marin, e do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Ricardo Trade. Entre os temas discutidos no evento estão o estatuto do torcedor; a lei geral da Copa; tratamento jurídico do estrangeiro; funcionamento do juizado especial do torcedor; e prevenção à exploração sexual em grandes eventos.

Fonte: Site Conselho Federal da OAB

Site: http://www.oab.org.br/noticia/25492/oab-exige-que-copa-deixe-legado-positivo-ao-brasil

Acessado em: 19/04/2013