O senador Aécio Neves (MG), uma das principais lideranças nacionais do PSDB, e o líder do PT no Senado, senador Wellington Dias (PI), confirmaram nesta sexta-feira (10) presença no Ato Público pela Revisão da Dívida dos Estados e Municípios com a União que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promove na próxima quarta-feira (15), em sua sede, a partir das 14h.

Para o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, a presença destas e outras importantes lideranças políticas e a participação de cerca de 80 entidades já confirmadas no evento,  refletem a pluralidade  da Ordem e a representatividade que terá esse ato que busca a revisão da dívida dos Estados para com a União, para que o País possa investir adequadamente em educação, saúde, segurança pública e na prestação jurisdicional aos cidadãos.

O Ato Público pela Revisão da Dívida dos Estados e Municípios articulado pela OAB e diversas entidades da sociedade civil é aguardado como um grito em favor da cidadania e pela restauração do pacto federativo. As dívidas dos Estados e municípios com a União, segundo a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), contabilizam hoje saldo devedor de cerca de R$ 400 bilhões, quando em  1999 não chegavam a R$ 100 bilhões, e isso depois de os Estados já terem pago mais de R$ 150 bilhões nesse período. Pelo seu montante, elas são consideradas sério entrave à execução de políticas públicas previstas na Constituição Federal  que deveriam ter como destinatário o cidadão.

Para o presidente nacional da OAB, o equacionamento dessas dívidas será fundamental para que os Estados e municípios venham a ter horizontes para investir em programas e projetos de interesse da sociedade brasileira. “À medida que os Estados revisarem suas dívidas, passarão a ter mais capacidade financeira para investir em educação, saúde, segurança e também para garantir melhorias na prestação jurisdicional”, observou ele, para quem  a pluralidade e representatividade do ato público que a OAB promove na próxima quinta-feira (15) deverão trabalhar a favor dessa mudança.

Fonte: Site Conselho Federal OAB

Site: http://www.oab.org.br/noticia/25593/ato-pela-revisao-das-dividas-aecio-e-lider-do-pt-confirmam-presenca

Acessado em: 13/05/2013