O advogado que já tem o Cartão de Identificação com chip pode adquirir o Certificado Digital imediatamente.
Advogados com carteira da Ordem emitida após Junho/2011 podem adquirir o certificado digital e a leitora de certificado diretamente no site do Conselho Federal da OAB.
Advogados com carteira emitida antes de Junho/2011 e que queiram gravar o certificado digital no chip da carteira, deverão, primeiramente, requerer a substituição do documento, em razão da mudança na mídia do chip. Tal procedimento deverá ser tomado junto à Secretaria da Seccional ou Subseção.
Advogados que não possuem carteira da OAB com "chip" devem primeiramente procurar a Secretaria da Seccional ou Subseção para efetuar o recadastramento no Cadastro Nacional dos Advogados e requerer a nova identidade e, somente após o recadastramento poderão adquirir o certificado digital no site do Conselho Federal da OAB e adquirir o token com a OAB/SC.
Vantagens da aquisição do Certificado Digital OAB
Apesar de não ser obrigatório, o certificado OAB serve para a prática de qualquer ato da vida civil, dispensando a aquisição pelo advogado de qualquer outro certificado.
Obtendo o Token
Para utilizar o peticionamento eletrônico dos tribunais o advogado deverá adquirir 1 (um) certificado digital e 1 (um) suporte para gravação do certificado.
Se optar pelo token:
Primeiro passo:
Para gerar o boleto acesse a página de Peticionamento Eletrônico da OAB/SC clicando aqui, aguarde duas horas para efetuar o pagamento deste boleto. O login de acesso será seu número de inscrição na ordem, caso não possua a senha clique aqui.
Segundo passo:
Retire o Token em qualquer Subseção mediante apresentação do boleto e respectivo comprovante de pagamento, acompanhado de requerimento (modelo aqui). Leve o token quando do atendimento com o certificador.
Obtendo Certificado Digital
A emissão do Certificado Digital pode ser feito presencial ou por videoconferência. Confira detalhes aqui
Prepare seu computador
Para configurar o seu computador com os requisitos necessarios para leitura do Certificado Digital clique no endereço abaixo:
https://www.certisign.com.br/atendimento-suporte
Clique em INSTALE e siga os passos para instalação conforme o sistema operacional do seu computador.
É simples e rápido.
Leitores de cartão:
*Escolha a opção Safesign.
https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/downloads/leitoras
Dicas e Informações
Afinal, o que é certificação digital?
O certificado digital é a carteira de identidade do advogado para o mundo virtual. Mas é uma carteira que, além de permitir a identificação, também permitirá que o advogado assine seus atos, dando aos tribunais que recebem esses atos a certeza de origem e, principalmente, da exatidão do conteúdo.
Vantagens
A principal vantagem do processo eletrônico é a prática de atos não presenciais. Do seu escritório ou de qualquer lugar em que tenha acesso à internet, o advogado poderá não só consultar os autos e todas as suas peças, em qualquer dia e horário, como também produzir atos que sejam legalmente reservados ao advogado.
Aviso Importante:
Salientamos que o certificado digital é obtido e emitido mediante convênio com a autoridade certificadora, logo, problemas com o certificado digital devem ser solucutionados junto a própria Autoridade Certificadora (Ex: Certisign).
Políticas de Garantia:
O certificado digital e de domínio da empresa Certisign e só ela que pode emitir, ressarcir, e se for o caso emitir voucher, a OAB/SC e nem a Central de Inclusão Digital emitem algum tipo de voucher ou reembolso por parte do certificvado.
https://www.certisign.com.br/certisign/area-de-conhecimento/politicas