Notícias

12733540 1166983809980295 4440628809055657373 n

O Observatório Social é um instrumento da sociedade civil organizada para o controle social das diferentes esferas do Poder Público.

Em Blumenau o Observatório Social existe desde 2013 como entidade autônoma, mantido por mais de 20 entidades representativas, estimulando a cidadania e a educação fiscal e acompanhando a correta aplicação de recursos públicos e ajudando a corrigir eventuais distorções, através de mecanismos de controle e acompanhamento.

A OAB é uma das mantenedoras, tendo em seus quadros advogados com participação ativa no Observatório.

O portal Meu Voto Vale foi criado em 2016, mas colocado em prática no começo de 2017, com a nova Legislatura. Sob a responsabilidade dos jornalistas Alexandre Gonçalves e Fabrício Theophilo. É uma ferramenta de acompanhamento do trabalho dos vereadores de Blumenau, disponibilizando todos os projetos de forma objetiva e visualmente atrativa, além de permitir que as pessoas manifestem sua opinião sobre o que está sendo debatido no parlamento municipal.

Desde agosto, o Meu Voto Vale conta com o apoio do Observatório Social de Blumenau na divulgação dos projetos dos vereadores junto à sociedade civil, repassando às associações e entidades que são as mantenedoras, além dos seus voluntários, as iniciativas legislativas em trâmite na Câmara Municipal.

“Estávamos em busca de uma ferramenta para acompanhar o trabalho dos vereadores e democratizar o acesso à informação da produção legislativa local e a encontramos pronta no Meu Voto Vale, que tem caráter apartidário, informativo e não opinativo. Vamos ajudar a dar visibilidade, para que mais e mais pessoas acompanhem e opinem sobre o trabalho daqueles que foram eleitos para representar o interesse da comunidade”, afirmou o coordenador da Comissão de Moralidade Pública da OAB, Jorge Lobe, também diretor secretário do Observatório Social de Blumenau,

“Ter a chancela do OSBLU é muito importante para nós e mostra que estamos no caminho certo ao criar esta ferramenta de transparência. A sociedade precisa se apropriar das questões públicas e a parceria vai nos possibilitar chegar a um número maior de pessoas”, afirma Alexandre Gonçalves.

A partir desta semana, os advogados de Blumenau também receberão um resumo do que está sendo tratado no Legislativo Municipal, com a possibilidade de manifestarem sua opinião nos projetos em trâmite naquela Casa.

Conheça mais sobre o projeto aqui.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.