Notícias

WhatsApp Image 2018 08 08 at 19.57.24

O que é precificar na Advocacia? “É alinhar uma estratégia ao preço com base nos seus custos internos, em variáveis externas e expectativa de ganho”, respondeu a palestrante Beatriz Machnick.

A resposta a este e outros questionamentos compuseram a apresentação feita pela ministrante, que abordou a temática “Honorários Advocatícios, Diretrizes e Estratégias para Formação de Preços” , no último dia 8, na sede da OAB Blumenau.

Ela convidou o público a conhecer melhor seu negócio, tratou sobre a importância em avaliar a margem de lucro, ponto de equilíbrio, ciclo operacional, complexidade do trabalho, potencial do cliente, ganhos futuros e finalmente apresentou a “fórmula da precificação”.

Beatriz esclareceu na oportunidade que o valor da mão de obra é o primeiro determinante na formação do preço pois é necessário medir o tempo disponível do advogado, classificá-lo por nível profissional e calcular o seu custo fixo e variável.

A palestrante fez referência a frase de Scott Fitzgerald de 1936 para sintetizar os ensinamentos: “precisamos decidir como podemos ser valiosos, em vez de pensar em quão valiosos somos” e finalizou com outra citação “o trabalho do Advogado vai além da prestação de um serviço jurídico, seu reconhecimento e valorização devem ser evidenciados. O Advogado é o principal responsável pela valorização dos seus honorários” .

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.