Notícias

1425

A advogada Sílvia Baenteli, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da OAB Blumenau, foi indicada como representante da Subseção para atuar na discussão da Política de Desenvolvimento de Ações Permanentes e Articuladas de Temas Transversais (PATT), junto à Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Na avaliação de Sílvia, há alguns fatores importantes a considerar neste estudo. Primeiro, o próprio objetivo da Comissão, que é organizar e acompanhar as ações relacionadas à Educação em Direitos Humanos, das relações étnico raciais, ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena e ambiental, em diversas áreas do conhecimento, abrangendo as  modalidades presencial, a distância, formação de servidores, de estudantes do ensino médio, graduação, pós-graduação, programas de pesquisa, extensão e cultura.

Outro fato importante, segundo ela, é a Comissão ter sido criada pela FURB, uma Instituição provedora de educação e de transformação social. Transformação, de acordo com Sílvia, que dependerá, em grande parte, da eficácia dos preparativos que os jovens fazem para o mundo que herdarão e para isso “precisam estar conscientes de seu papel na vida futura da humanidade”.

Esperamos que a PATT possa contribuir no avanço da desenvolvimento de uma consciência de relação entre direitos e responsabilidades em todos os níveis de desenvolvimento e em todas as camadas da sociedade. Que seja um processo de transformação de atitudes e comportamentos individuais, que dure por toda a vida”, disse, Sílvia.

Para finalizar, Sílvia destacou que a “nossa expectativa é inspirada no Art. 26, II da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz:A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.”

A PATT

A PATT foi criada pela FURB em outubro do ano passado por meio da Resolução Nº 053/2014 e tem como objetivo estabelecer fundamentos e orientações para o planejamento e avaliação de ações sobre os temas transversais, como Direitos Humanos, Gênero, Educação Ambiental, Relações étnico-raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena a serem contempladas em todos os níveis de modalidades do processo de ensino, pesquisa, extensão e culturada FURB. A Comissão está vinculada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante (PROEN).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.