OAB na Mídia

OAB – Palestra sobre Homoafetividade traz conceituada jurista a Blumenau

A OAB traz a Blumenau no dia 11 de setembro a conceituada jurista Maria Berenice Dias. A desembargadora aposentada e advogada vem falar sobre Homoafetividade: um direito em construção. A palestra, segundo a advogada Sara Maria Brehm Padilha, é o primeiro passo para a implantação da Comissão de Diversidade Sexual, a ser instalada no mesmo dia, na OAB Blumenau, da qual ela será a coordenadora.

“A OAB Blumenau dá um grande um passo na direção de seu compromisso, enquanto instituição, com a defesa dos direitos e garantias fundamentais de todos os cidadãos, independente de sua orientação afetiva, e com a construção de uma sociedade igualitária, inclusiva e democrática ao instalar a Comissão da Diversidade Sexual, juntando-se assim, as outras 124 Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil pelo país afora”, disse Sara.

Para ela, a palestra com a Dra. Maria Berenice Dias é, “sem dúvida alguma, uma oportunidade única para a comunidade jurídica da região e demais interessados de ver e ouvir aquela que corajosamente, enquanto magistrada e agora como advogada, deu voz aqueles que não a tinham”.

A palestrante

Maria Berenice Dias é presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB e Vice-presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAN) da qual é uma das fundadoras e lidera um movimento nacional para a criação de Comissões de Diversidade Sexual ligadas à OAB e que estão sendo criadas em todo o Brasil.

Natural de Santiago, no Rio Grande do Sul, Maria Berenice foi a primeira desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, tendo sido a primeira mulher a ingressar na magistratura gaúcha.

Foi ela quem criou o Jus Mulher, um serviço voluntário de atendimento jurídico e psicológico às mulheres carentes e criou o site www.direitohomoafetivo.com.br

Serviço:

O quê:Palestra Homoafetividade: um direito em construção
Palestrante:Maria Berenice Dias
Quando: 11 de setembro
Local: Teatro Carlos Gomes, em Blumenau
Inscrições: www.oab-bnu.org.br

Giovana Pietrzacka
Assessoria de Imprensa – OAB Blumenau

Fonte: Site Timbonet

Site: http://www.timbonet.com.br/oab-palestra-sobre-homoafetividade-traz-conceituada-jurista-a-blumenau/

Acessado em: 24/09/2014