201704111610530

O presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, o ministro do STJ, Marco Aurélio Buzzi e o jurista Celso Bandeira de Mello, dentre outros renomados profissionais do Direito, confirmaram presença na XVIII Conferência Estadual da Advocacia, de 24 a 26 de maio em Criciúma.

São esperados em torno de 1,5 mil advogados e acadêmicos para uma maratona de três dias de palestras e painéis. O tema principal da Conferência, “Garantias constitucionais e o exercício da advocacia”, não poderia ser mais atual. “Estamos vivendo um momento de desapreço ao direito de defesa. As prerrogativas da advocacia vem sendo feridas com muita frequência. Tenho certeza que os debates serão intensos”, comentou o presidente estadual Paulo Brincas.

As palestras e painéis vão abordar uma série de temas, alguns deles com grande impacto junto aos advogados. Um deles é o novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor em março de 2016, revogando o anterior, que vigorava desde 1974. O outro é a Operação Lava Jato, que mobiliza a advocacia criminal, e gera debates acalorados em torno das prerrogativas profissionais, lavagem de dinheiro, colaboração premiada e outros temas que estão na ordem do dia.

O evento também terá lançamento de obras jurídicas e homenagens, já que marcará os 40 anos da Subseção de Criciúma, uma das mais antigas do Estado. A programação completa pode ser acessada no site da OAB/SC (www.oab-sc.org.br). A XVIII Conferência Estadual da Advocacia tem patrocínio do Sicoob Advocacia, Promad, CAASC e OABPrev e apoio de Faculdades Esucri, Unesc, Unibave, Unisul, Faculdades FUCAP. O evento será na Sociedade Recreativa Mampituba.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

QUARTA-FEIRA

19:30 – CERIMÔNIA DE ABERTURA
CLAUDIO LAMACHIA, Presidente Nacional da OAB

QUINTA-FEIRA

FERNANDA MARINELA
Direito Administrativo e advocacia

GEORGES ABBOUD
As repercussões práticas dos provimentos vinculantes na advocacia

LARA SELEM
Gestão de sociedade de advogados de pequeno e médio porte: a inserção do jovem advogado no mercado de trabalho

ÉDIS MILARÉ
O papel do advogado na defesa do meio ambiente
11h30 – a confirmar

Intervalo Almoço

CLÁUDIA LIMA MARQUES
Novos rumos da advocacia consumerista

ARAKEN DE ASSIS
Sanabilidade dos defeitos dos recursos

EDUARDO ARRUDA ALVIM
Tutela provisória no Novo CPC

EUGÊNIO PACELLI
Direito e processo penal em tempos de Lava Jato

MARCO AURÉLIO GASTALDI BUZZI
Alimentos por tempo certo e ativismo judicial

SEXTA-FEIRA

FREDIE DIDIER JR.
O Novo CPC, litigância responsável e o exercício da advocacia

NÉVITON GUEDES
O advogado entre a Constituição e a Moral

RODOLFO PAMPLONA
Uma visão geral da codificação civil brasileira

SERGIO KUKINA
Demandas repetitivas e o Novo CPC

LUIZ GUSTAVO BICHARA
Advocacia tributária perante os Tribunais Superiores

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO:

CELSO ANTONIO BANDEIRA DE MELLO
Um novo olhar para a advocacia

PAINÉIS

QUINTA-FEIRA

Painel: ADVOCACIA CRIMINAL PÓS LAVA-JATO
ALEXANDRE MORAIS DA ROSA: Como advogar depois da Operação Lava-Jato
DANIELA BONNACORSI: O crime de lavagem de dinheiro a partir de decisões da Lava-Jato
MARLUS ARNS: A colaboração premiada como instrumento de defesa

Painel: ADVOCACIA ELEITORAL: A DEFESA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE VOTO E CANDIDATURA
ADRIANO SOARES DA COSTA: Moralismo eleitoral e Democracia sem voto
RUY SAMUEL ESPÍNDOLA: Garantias do candidato aprovado no Processo Civil Eleitoral

Intervalo Almoço

Painel: ADVOCACIA E OS NOVOS PARADIGMAS DO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES
MARCELO TRUZZI OTERO: A sucessão do cônjuge e do companheiro
DANIELA MUCILO: O novo regime das incapacidades e o sistema de curatela

Painel: REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E O EXERCÍCIO DA ADVOCACIA
JOÃO BATISTA LAZZARI: Aspectos polêmicos da proposta de reforma da Previdência Social
JANE BERWANGER: Rumos da advocacia previdenciária no período de reforma

Painel: NOVO CPC E O EXERCÍCIO DA ADVOCACIA
EDUARDO MELLO E SOUZA: Advocacia nas instâncias inferiores
PAULO HENRIQUE MORITZ DA SILVA: Nova ordem dos processos nos tribunais
ALEXANDRE FREIRE: Tribunais Superiores e advocacia
LUIZ FERNANDO OZAWA: Supremo Tribunal Federal e ativismo judicial: (só) um Tribunal Político?

SEXTA-FEIRA

Painel: NOVOS DESAFIOS DA ADVOCACIA TRABALHISTA
RICARDO SCHMID: A evolução democrática do direito e da advocacia do trabalho no Brasil
ALEXANDRE RAMOS: A prevalência do negociado sobre o legislado