874167862

O presidente da Subseção Romualdo Paulo Marchinhacki, ladeado pela vice-presidente Maria Teresinha Erbs, participou de encontro estadual sobre prerrogativas profissionais, no último dia 24. O evento aconteceu na Seccional, reunindo representantes de mais de vinte Subseções e contou ainda com a presença dos presidentes da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, da Comissão Nacional, Jarbas Vasconcelos e da Comissão Estadual de Prerrogativas, Caroline Rasmussen.
A descentralização e qualificação do atendimento prestado à classe nas Subseções foi um dos assuntos centrais deste colégio.
Restou deliberado sobre a necessidade de padronização de processos envolvendo as prerrogativas em Santa Catarina e criação de manual direcionado aos advogados com orientações. Outro destaque assinalado, versou sobre alvarás de honorários junto ao Banco do Brasil e ficou decidido que será mantido contato com o Conselho Federal da OAB para que este interceda junto à instituição bancária. O fito é promover ações de defesa do exercício profissional e prerrogativas da OAB.
Ações educativas de conscientização da importância da valorização do trabalho do advogado são fundamentais. “Estes encontros são de grande valia tanto para os advogados quanto ao cidadão. Não devemos confundir prerrogativas com privilégios. O que se pretende é defender direitos. Esperamos que ações pontuais sedimentem a compreensão de que a atuação do advogado não pode ser tolhida nem desrespeitada. O exercício profissional pleno é a garantia de uma sociedade equilibrada, pacificada e justa”, avalia Marchinhacki.
Na Subseção de Blumenau, a comissão é liderada pela conselheira Adriane Gratsch Thiem. Para enviar sugestões, reclamações e requerimentos, basta acessar aqui.