Notícias

DIADASMULHERES2018

Comemorado há mais de 40 anos o dia da Mulher no dia 8 de março, celebramos as conquistas das mulheres, mas também relembramos a contínua luta por equivalência de direitos nos âmbitos social, cultural e político da sociedade.
Muitas vezes excluídas dos relatos históricos tradicionais, as mulheres tiveram e têm importância fundamental nas transformações ocorridas no país.
A mulher ainda precisa provar mais competência, é um sintoma universal. Não há como dizer que em algum espaço da vida social seja diferente, encontramos variante de profundidades onde essa exigência se acentua mais, conforme mais acentuada a discriminação.
A mulher luta e persiste, dificilmente desiste. Tem resiliência apesar das dificuldades e demonstra força para persistir.
Não podemos fechar os olhos para discriminação e devemos enxergar, observando a realidade, este é o primeiro passo para mudança.
A importância da data é expressada pelo nosso olhar as dores de muitas mulheres que ainda sofrem, algumas caladas outra nem tanto, a violência doméstica.
Pelas lágrimas de mulheres que percebem que trabalham ao lado de homens em condições de igualdade mas não no campo da remuneração.
Músicas e poemas relatam que nós mulheres compomos a metade da população, e não podemos esquecer que somos mães da outra metade. Em sermos mães dessa outra metade, possuímos uma bagagem de méritos.
Como mães nós somos líderes natas, pois educamos e preparamos nossos filhos como pessoas para estarem na sociedade do amanhã proporcionando algo de melhor em relação aquilo que vemos hoje.
Precisamos nos fortalecer como instituição com ações práticas, assim como as várias comissões da OAB Blumenau já o faz, atendendo às políticas de nossa instituição e promovendo a justa e devida valorização da mulher advogada.
Não é casual que a representação figurativa da Justiça seja a de uma mulher, indicando argúcia e sensibilidade especiais para a complexa tarefa de avaliar condutas.
Homenageamos a mulher advogada não somente pelo dia, mas pelo legado do seu próprio exemplo, trabalhando desde o horário mais cedo que acorda até o horário mais tarde que vai dormir desempenhando a mesma carga horário de trabalho externo do homem.
Que tenhamos força para continuar essa jornada de muitas conquistas!

Maria Teresinha Erbs

Vice-Presidente OAB Blumenau

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.