Dirigentes do Poder Judiciário em Santa Catarina, de todos os ramos da Justiça, estiveram reunidos nesta manhã (20/6), na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, para tomar conhecimento dos trabalhos do Censo Nacional do Poder Judiciário, em elaboração pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O conselheiro Jefferson Kravchynchin, relator da matéria, explicou aos dirigentes qual o objetivo principal do trabalho e os motivos da escolha de Santa Catarina para os primeiros passos do censo, em etapa ainda de testes.

“Queremos conhecer as pessoas, magistrados e servidores, que integram o Judiciário e saber sobre suas características, de forma a permitir a elaboração de políticas de gestão adequadas a esse perfil”, anunciou Kravchynchin. Acrescentou que o Estado, por sua posição de vanguarda na informatização e na gestão de recursos humanos, foi escolhido para este piloto.
A diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Janaína Penalva, adiantou que o censo deve ter seu início efetivo a partir de agosto. “Neste momento, em unidades destacadas, estamos aplicando os questionários e anotando as reações, tanto do nosso próprio sistema quanto, principalmente, das pessoas que respondem”, afirmou. Neste laboratório, complementa, será possível detectar oportunidades de melhorias e até agregar eventuais sugestões recebidas.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Barreto Dutra, acredita que todos os esforços em busca de aperfeiçoamento e modernização do Judiciário são válidos e precisam receber o apoio dos órgãos que o compõem. O encontro reuniu ainda o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRESC), desembargador Eládio Torret Rocha; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-12ª Região), desembargador Garibaldi Tadeu Pereira Ferreira; e o diretor do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, juiz federal Alcides Vettorazzi. O juiz Marcelo Pizolati, coordenador da Magistrados do TJ, também acompanhou o encontro no Salão Nobre da Presidência do TJ.
A partir de agosto deste ano, todos os magistrados e servidores do Poder Judiciário no país serão convidados a acessar a página do CNJ e preencher um questionário com perguntas básicas sobre idade, sexo, grau de instrução e outros detalhes de caráter socioeconômico. “Cinco minutos do seu dia podem fazer toda a diferença”, apregoa uma das peças criadas para a campanha de divulgação do Censo Nacional do Poder Judiciário.

Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina

Site: http://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action;jsessionid=A48D939DDC6757204AC2D0A96095F281?cdnoticia=28211

Acessado em: 24/06/2013